literature

Os sonhos perdidos

Deviation Actions

Njord's avatar
By
Published:
205 Views

Literature Text

A vida é curta, todos o sabemos. A maior parte do tempo que vivemos é de forma enganada, atroz, moribunda… procurando por um rumo que nunca existiu, pois os verdadeiros sonhos nunca nos guiaram, apenas os passageiros, que nada mais são que atalhos para caminho algum.
Não desesperamos, pois encontramos refúgios em actividades várias que nos contentam a curiosidade a e os tais sonhos de passagem. Enquanto os tivermos, a vida é moldada por uma rotina que acreditamos não existir, pois procuramos viver as diferentes experiências intensamente, sendo esse o nosso quotidiano, o nosso vício, igual ao de todos os outros. Não nos diferenciamos dos outros ao experimentar diferenças, mas sim ao atingir a consciência do que essas diferenças podem fazer por nós. Se através delas conseguirmos traçar um rumo pessoal a longo prazo, elas serviram para algo, não foram meros atalhos individuais para uma plenitude repentina e de fraca duração.
Temo a ficção. Ela é capaz de entrar nos nossos sonhos de infância e provocar grandes alterações na forma como vemos o mundo. O mundo segundo a ficção ora tem locais paradisíacos, ora tem cenários do pior conflito humano. Estes extremos são retratos que nos moldam a forma de sonhar de uma maneira que atribula o nosso conceito de futuro, visto que nos torna dependentes de uma imagem que poderá nunca existir ou ter existido, seja ela positiva ou negativa. Tais cenários levam imediatamente a um congelamento da acção, procurando o ser humano resguardar-se no mundo em que vive, evitando projectar o seu futuro sob pena deste se tornar caótico e similar à imagem que assentou da ficção negativa. Por outro lado, o papel da ficção positiva é quase nulo na construção de um futuro, pois rege-se pelos valores da fé e da crença em que um dia chegaremos a tal cenário ideal. Nunca ninguém imagina o caminho para se lá chegar, mas todos imaginam como é linda a mais bela ficção que a nossa imaginação projecta. Pelo contrário, o cenário do caos é facilmente assimilado pois sabemos que se não seguirmos as regras da sociedade, acabaremos nessa ficção negativa. A diferença entre os dois caminhos que a ficção nos leva a seguir torna-a num conceito maquiavélico e com um claro intento de nos fazer esquivar do caminho que num dia de discernimento, ousámos traçar.
A minha primeira deviation em meses e não grande coisa, apenas umas palavras que se uniram na minha mente ontem.
© 2007 - 2024 Njord
Comments3
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In
jotamyg's avatar
Gosto do texto, da maneira como expões as tuas ideias. É um texto um pouco triste e deixa-nos a pensar :)

:clap: